top of page

Por que, às vezes, a aprendizagem se torna algo difícil?

  • Foto do escritor: Mara Welferinger
    Mara Welferinger
  • 22 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

Nuvens antes da tempestade

A aprendizagem se torna algo difícil, até mesmo considerada como impossível para alguns alunos, adolescentes e adultos. Os fatores que entram em jogo são diversos.


Os neurofisiologistas e os sistemistas afirmam, portanto atualmente, que todo organismo vivo é, por natureza, "aprendente". Então é possível deduzir que uma pessoa que não aprende é uma pessoa que crê não poder mais aprender, enfraquecida, decepcionada, paralisada pelo medo do fracasso, pela angústia de não "ser bem sucedida", pela tristeza e a decepção, ela aprende a se ver como incapaz de aprender.


Como consequência, ele não pode mais se regular, adaptar-se ou evoluir. Essa situação, sinônimo de encarceramento, provoca um verdadeiro sofrimento cognitivo. Esse sofrimento é a causa de uma grande violência, uma violência dissimulada, quase imperceptível, de origem múltipla, mas, que se exerce de maneira subterrânea, minando as situações educacionais, aparentemente, “normais”, culturalmente admitidas.


Essa violência é praticada cada vez que o indivíduo vai contra as leis do vivente e, principalmente, quando um organismo vivo é impedido de ser o portador de seu próprio potencial de evolução, de transformação, de adaptação e de aprendizagem. Na realidade, a forma mais insidiosa de inércia, a mais destruidora, é a falta de atividade cognitiva. (H. Trocmé-Fabre)

Comentários


ETNAMA / Mara Rubia Ribeiro Welferinger
mara.leitemarques@gmail.com / +55 (98) 9 84619855
Rua da Oleama, n° 50 – Araçagi - São José de Ribamar - Ma
CPF/CNPJ: 33.326.496/0001-47

Política de entrega: por email / entrega imediata

Políticas de troca, devolução e reembolso: sem troca e sem reembolso

©2022 PorqueNeuropedagogia.

bottom of page